É consenso que o método mais eficaz de combate ao abandono animal é a castração, tendo em vista que o procedimento impedirá que os animais procriem de maneira desordenada. Sendo assim, é necessário que sejam implantadas medidas contínuas e eficazes para que o controle populacional seja instituído e os problemas decorrentes da reprodução indiscriminada de animais sejam sanados.
Sendo assim, o município de Viana implantou duas categorias para o controle populacional: a castração de animais com tutores em situação de vulnerabilidade social e a castração de animais comunitários.
Animais que possuem acesso à rua possuem maior probabilidade de produzir crias indesejadas, que resultarão em mais animais abandonados pelas vias públicas. Sendo assim, o programa visa atingir a estes animais, para obter resultado efetivo no quantitativo de animais vagantes.
É de grande relevância no controle populacional, pois o animal submetido a essa cirurgia não poderá se reproduzir novamente, diminuindo o número de animais que surgirão futuramente. Além disso, é uma boa estratégia contra a transmissão de doenças, como o Tumor venéreo transmissível (TVT), que é transmitido principalmente por contato sexual e está ligado ao surgimento de tumores sobretudo na região genital. Outra enfermidade que pode ser prevenida pela castração é a piometra, que é uma infecção bacteriana que ocorre no útero, em que há o acúmulo de secreção purulenta (pus). Além de doenças, um aspecto que se tem como resultado positivo da castração está relacionada ao comportamento de machos, que tendem a diminuir sua conduta de agressividade e territorialidade após a realização da orquiectomia (castração).
No momento o cadastro para castração está suspenso, porém é realizado a partir do contato pelo nosso whatsapp, que está na aba "fale conosco" ou no final dessa página. Com isso, são solicitados os dados do animal, como foto, nome, raça, sexo e idade. Também são requisitados documento com foto do tutor, comprovante de residência, que deve estar no nome do mesmo e foto do cadÚnico, se tiver.
Após a realização do cadastro, o tutor deve esperar ser convocado para a palestra, que vai conter a explicação sobre o procedimento, incluindo os cuidados que devem ser tomados no pós operatório, ou seja, após a cirurgia. Posteriormente será informado ao proprietário quando e em qual clínica ocorrerá a castração.
Um dos principais objetivos do programa é o controle populacional, que é feito pela castração dos animais de rua, com a finalidade de evitar que a população aumente.