O recolhimento é uma das ações realizadas pela equipe do É o bicho!, em que é feito o resgate do animal e encaminhado para tratamento das enfermidades que ele estiver apresentando, sendo durante esse processo, cada animal é submetido à vermifugação, vacinação e castração.
A solicitação é feita por meio de denúncias realizadas pelos moradores do município por meio do contato pelo nosso whatsapp, pelo email (ambos estão ao final da página ou na guia "fale conosco") e pelo 156. O munícipe deve fornecer as informações sobre o caso, como a quanto tempo foi observada essa condição no animal e envio de foto dele. Depois deve - se encaminhar a localização pela qual o animal se encontra.
Com a denúncia, a equipe se desloca até o local para avaliar a situação do animal e decidir se haverá resgate mediante a legislação municipal. Um aspecto importante é que ele deve estar preso para facilitar o processo. Caso seja recolhido, o animal será encaminhado para um hospital veterinário em que receberá tratamento e quando estiver em boas condições será devolvido à pessoa que realizou a solicitação.
Deve ser realizada solicitação quando o munícipe verificar que um cão ou gato que vive na rua aparenta estar doente ou quando notar que um animal está sob situação de maus tratos.